quinta-feira, 12 de abril de 2018

Livros Clássicos para Relojoaria

 

Disponíveis para download em Mediafire




No Brasil, há uma grande carência de conhecimento e material técnico sobre micromecânica, em especial, sobre Relojoaria.

Neste sentido, praticamente não há livros em Língua Portuguesa sobre o tema. O último que tenho notícia, é o do saudoso Dimas de Mello Pimenta, obra muito importante por seu contexto histórico, mas que carece de profundidade e atualização.

Apresento, a seguir, alguns livros básicos, em Espanhol e Inglês, para aqueles que pretendem iniciar nesta tão nobre e meticulosa arte, a Alta Relojoaria.






 El Manual Suizo del Relojero Reparador 

Hendritzki, clique aqui



É um bom manual para orientar nas operações de reparo mais comuns que ocorrem nos relógios. Embora seja profusamente ilustrado, seu uso está mais indicado para aqueles que já tem algum conhecimento de relojoaria. De qualquer forma é uma das melhores e mais acessíveis referências sobre consertos de relógios que se pode encontrar em Castelhano.





Practical Clock  Repairing

 Donald De Carle, clique aqui


O conserto de relógios de parede e de mesa exige uma variedade de habilidades, poucas dos quais podem ser adquiridos apenas pelo trabalho em bancada. 
Na tradição da relojoaria, é comum que a técnica dos aprendizes seja treinada primeiramente nos mecanismos grandes, como os relógios de parede, antes de tentar reparar os relógios de pulso e bolso. Estes relógios de parede têm a vantagem de possuir peças muito mais robustas e de serem mais fáceis de manusear. Mas aí  param as vantagem para o relojoeiro.  Os tamanhos, formas, complicações e até mesmo as nacionalidades dos relógios parecem ser sem fim. Cada calibre de relógio tem diferenças de detalhe e, naturalmente, apresentam  defeitos variados. Neste livro, o autor apresentou as falhas comuns que podem se desenvolver em cada tipo de relógio: dos aristocráticos relógios de pedestal ao humildes relógios de parede comuns. Todas as ferramentas e equipamentos são descritos e ilustrados, juntamente com as formas de usá-los.  Os desenhos foram feitos na perspectiva das peças em condições de trabalho, tendo sido utilizados mais de 400 desenhos. 


Manual Práctico del Relojero

Donald De Carle, clique aqui

Em Espanhol. Este é um livro único que descreve  as teorias e processos de consertar e ajustar o relógio moderno em detalhes precisos e meticulosos, de maneira inédita. O livro conta com 300 páginas divididas em 24 capítulos, dois apêndices e 553 ilustrações, feitas por um bom desenhista nos quais os detalhes técnicos são extremamente precisos . De fato, podemos afirmar que o "Practical Watch Repairing" é o o melhor livro ilustrado sobre relojoaria prática já editado e um dos melhores do gênero em qualquer assunto. A publicação do livro marca o início de uma nova época no estudo da técnica mecânica da relojoaria.








 Practical Watch Repairing

Donald De Carle, clique aqui



Em Inglês. Este é um livro único que descreve  as teorias e processos de consertar e ajustar o relógio moderno em detalhes precisos e meticulosos, de maneira inédita. O livro conta com 300 páginas divididas em 24 capítulos, dois apêndices e 553 ilustrações, feitas por um bom desenhista nos quais os detalhes técnicos são extremamente precisos . De fato, podemos afirmar que o "Practical Watch Repairing" é o o melhor livro ilustrado sobre relojoaria prática já editado e um dos melhores do gênero em qualquer assunto. A publicação do livro marca o início de uma nova época no estudo da técnica mecânica da relojoaria.


 

La Espiral Plana de Relojeria

 clique aqui
 
 Apostila que apresenta os defeitos mais comuns - nas espirais (cabelos) planas - e as técnicas para repará-los.